SEÇÃO Estudos Bíblicos
CATEGORIA Família    -
     Segunda, 24 de Novembro de 2014

Estudos Bíblicos      Família       -

PASSOS PARA UM CASAMENTO FELIZ

Publicado em 8/29/2002

Pr. Adolfo Sarmento e Pra. Fátima Sarmento

Efésios 6:12 - Nossa luta não é contra o sangue...
João 10:10 - O ladrão vem para roubar a matar...

1 Pedro 5:7,8 - Lançando sobre ele toda vossa ansiedade porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrio, vigiai, porque o diabo vosso adversário, anda em derredor buscando a quem possa tragar.

Marcos 9:29 - Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com jejum a oração.

Tiago 4:7 - Sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo a ele fugirá de vós.

O ALVO PRINCIPAL DO DIABO SEMPRE FOI A FAMÍLIA E O LAR

Desde o início, derrubou Adão a Eva, fez Caim matar Abel (Gênesis 3, Gênesis 4:8).

Salmo 127 - Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam.

Salmo 128 - Bem aventurado aquele que teme ao Senhor a anda nos seus caminhos.

Um ditado:
Um é pouco, dois é bom, três é demais (mundo)
Um é pouco, dois é bom, três é ótimo (Jesus)

Disse Jesus: Sem Mim nada podeis fazer.

Realmente no lar onde não tem Cristo, o casal, onde um vive para o outro a não abre espaço para Jesus habitar é um casamento condenado. Porque os espíritos malignos vão adentrar aquele casamento.

Eles lançam a divisão, mulher contra o marido, marido contra a mulher, os filhos contra os pais e vice-versa. Tristeza, pranto, lágrima, dor, depressão, frustração, angústia, raiz de amargura, ciúmes doentio, infidelidade conjugal, desquite, divórcio, separação, violência, aborto, às vezes o homicídio e as vezes derramamento de sangue. Quantas crianças órfãs de pais vivos, porque estes lares estavam com as portas abertas. Não é a porta da sala ou cozinha. Você pode colocar trincos especiais, alarmes, um cão bravo, ter uma arma de calibre pesado, nada disso adianta. Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam. Os espíritos malignos entram nos lares de diversas formas. Em forma de alcoolismo, drogas, em forma de ciúme doentio, em forma de calúnia, de incompatibilidade de gênios. Tudo isto pela ausência viva do poder a presença de Jesus Cristo. Quando Deus criou o ser humano, Ele criou de uma forma diferente. Este Deus com a sua infinita sabedoria, que criou o Universo, os anjos, arcanjos a serafins. Ele criou tudo, exemplo: os animais, criou macho a fêmea, mas quanto ao homem Ele disse: Façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança. O Senhor notou que Adão estava solitário a na sua infinita inteligência Ele disse: BOM É QUE O HOMEM NÃO ESTEJA SÓ, FAR-LHE-EI UMA ADJUTORA QUE ESTEJA COMO QUE DIANTE DELE. Fez Adão dormir um sono profundo (a primeira cirurgia e anestesia no mundo) e tirou uma de suas costelas a fez a mulher. Não tirou da orelha para não mandar no homem, não tirou dos pés para não ser pisada pelo homem. A esposa não é só um objeto sexual ou empregada completa. Mas tirou da costela, que fica ao lado do coração para ser amada, respeitada. Os padrões divinos não podem ser alterados, o homem é o cabeça.

Quando Adão acordou do seu sono, ao ver que Eva estava a seu lado disse: Esta é a carne de minha carne, sangue do meu sangue, será chamada varoa.

O casamento começa a ser condenado quando acaba o diálogo entre o marido a mulher. O marido já não tem mais tempo de conversar com a sua mulher a vice-versa. Aquela fase maravilhosa, aquele período de namoro, noivado a lua de mel acabou. O marido se envolve tão somente com o serviço, a preocupação é ganhar mais para dar um conforto melhor para a família, a intenção é boa, mas ele ganha terreno de um lado a perde do outro. O espaço de tempo que ele tem gastado diante da televisão no Jornal Nacional, ou assistindo futebol; não sou contra isso, no corre-corre do dia a dia, não há tempo de ler jornal.

Aliás homem a mulher devem andar, pedalar, enfim fazer ginástica. Mas o homem tem que ter inteligência para saber distribuir tudo, a ter tempo em dialogar com a sua companheira, de trocar idéias e saber comunicar. Fazer com que ela se sinta importante.

A mulher então envolvida com as coisas da casa, do corre-corre, ela também não tem tempo para dialogar com seu marido. O pouco tempo que sobra é diante da televisão, nas novelas ou conversando com outras senhoras e às vezes assuntos tão sem importância que não leva a lugar nenhum. Aí está o perigo, não estão ligados.

Estão juntos como o óleo e a água, no mesmo recipiente, mas um em cima e o outro embaixo. O único ponto de encontro deste casal é a cama, porque ali eles são obrigados a deitar, porque a cama é de casal, a quando há necessidade de sexo, a mulher está ali para servir o marido, e o marido para servir a mulher.

Não existe mais comunicação, não existe mais diálogo.

A mulher vai sentindo-se abandonada, a mulher vai sentindo falta de amor, falta de companheirismo, são dois estranhos.

Ela então começa a raciocinar, e o inimigo ainda vem e ajuda.

"Meu marido só me ama na hora do sexo, já não estou sendo mais amada. Estou me tornando um objeto sexual. Estou apenas sendo usada para servi-lo. Ela está junto com o marido, mas começa a sentir uma solidão. Começa a sentir carência de companheirismo.

O marido esquece por sua vez de dedicar tempo a sua esposa.

Sentados em torno da mesa, ele se preocupa somente com a comida, ele não olha para ela nem elogia a comida dela.

Bem, que prato delicioso !!! Que comida gostosa !!! Que sobremesa deliciosa !!!

Que penteado bonito !!! Que vestido bonito !!! Que sapato mais lindo !!!

Sua pele esta macia !!! Você está usando um perfume delicioso !!!

A mulher não é mais notada, o marido esquece de dizer Eu te Amo, Você é importante para mim. Ele somente lembra disso na hora do sexo.

A mulher vai sentindo-se solitária.

Isto desencadeia um descontentamento.

Amados uma outra coisa que está derrubando o casamento, está escrito na palavra de Deus em Mateus 19:5, quando o Senhor Jesus disse: deixará o homem o seu pai a sua mãe a se unirá a sua mulher a não serão duas vidas, mas uma só vida a não separe o homem aquilo que Deus ajuntou.

Deixará o homem o seu pai a sua mãe. Isso financeiramente, o moço e a moça para poderem se casar, ele ou eles tem que estar ganhando bem, o suficiente, para não estar dependendo financeiramente dos pais, nem sogro a nem sogra.

Deixará financeiramente, porque não adianta o moço casar a estar dependendo do pai.

O pai por ajudar financeiramente, se acha no direito do dar suas opiniões (que devem ser dadas quando solicitadas).

Deixará o homem geograficamente.

O casal deverá ter a sua casa alugada ou comprada. Por mais humilde que seja. Mas devem viver debaixo de seu próprio teto. Às vezes o casal mora no fundo da casa dos pais ou ao lado. Até aí tudo bem. O que não pode é morar na casa dos pais. Se morar longe é melhor, senão os pais irão interferir e o casamento vai ser abalado.

Deixará também emocionalmente.

Isto não quer dizer que você deixará de amar o seu pai a sua mãe, o seu sogro ou sua sogra.

Porque se não deixarem emocionalmente, qualquer briguinha, qualquer discussão a filha corre para a casa do papai a da mamãe a diz; ele fez isso, fez aquilo comigo. Então o pai ou a mãe, toma a dor da filha a puxa a sardinha do lado da filha, vai contra o genro. O sogro e a sogra vice-versa.

O que vai acontecer? O casamento será atingido, o casamento vai sofrer muito. E muitos casais vivem em brigas a contendas, porquê?

Jesus disse: "deixará o homem o seu pai a sua mãe, geograficamente, financeiramente, emocionalmente".

Isto não significa que se o seu filho estiver passando aperto, numa hora de necessidade, você não o vai ajudar.

Mas não é dar ao seu filho ou a sua filha o peixe pronto, mas ensiná-lo a pescar.

Eles agora não são mais duas vidas, mas uma só vida.

Deixará o homem o seu pai a sua mãe a se unirá a sua mulher, não serão duas vidas, mas uma só vida a não separe o homem aquilo que Deus ajuntou a muito menos o diabo. Mateus 1:5,6

Na matemática aqui na terra 1 + 1 = 2, mas na matemática de Deus 1 + 1 = 1.

Quando o marido e a esposa se unem, eles não são mais duas vidas mas uma só vida. Não separe o homem aquilo que Deus ajuntou.

O apóstolo Paulo, fala de uma forma clara em I Coríntios 7:4 - a mulher não tem poder sobre o seu corpo, mas ela tem poder no corpo do marido, a vice-versa.

Paulo diz para que um não se negue ao outro. Marido a mulher tem que estar juntos, compartilhar. Quando surge um problema, os dois têm que enfrentar juntos. Na alegria, na tristeza, na saúde, na enfermidade, um tem que participar da dificuldade do outro.

Os dois têm que formar uma só vida, uma só carne, um só espírito, uma só fé, não pode haver separação. Eles têm que estar ligados espiritualmente. Marido a mulher tem que orar juntos. De vez em quando eles podem orar separados, mas o mais importante a necessário é que orem juntos. Não é só entrar no quarto para fazer sexo. Mas entrar no quarto para juntos a de mãos dadas, dobrar os joelhos a juntos entregar ao Senhor todos os problemas espirituais, materiais, físicos, financeiros, sentimentais e se houver até o problema sexual. Entregar os filhos, a dispensa do lar, a sapateira, o guarda roupa.

Marido a mulher tem que compartilhar juntos. Marido a mulher não podem ficar separados.

Paulo diz até mesmo na área do sexo, se o marido a mulher querem consagrar a Deus um período de jejum a oração sem sexo, devem fazer isso de comum acordo. Depende do que eles combinarem através do voto. Um semana, quinze dias. Tudo deve ser feito de comum acordo. O homem não pode fazer isso sem consultar a mulher e nem a mulher sem consultar o marido.

Paulo diz para não defraudar um ao outro. Com o consentimento de ambos, eles entram naquele período de abstinência sexual, orando, consagrando para alcançar uma graça ou par a agradecer a Deus.

Terminando este período, Paulo diz que os dois devem se ajuntar de novo. Ter relação, palavras de amor, muito carinho, para que o inimigo não nos tente.

Outro dia uma mulher chegou para minha esposa a disse: Pastora Fátima, quanto mais eu me consagro, quanto mais eu oro, quanto mais eu jejuo, quanto mais eu me encho do poder do Espírito Santo, menos vontade eu tenho de ter sexo com o meu marido. Quando ele vem me procurar eu não sinto vontade.

Isto é antibíblico. Esta mulher deveria falar quanto mais eu sinto o poder de Deus, a harmonia de Deus, eu tenho mais vontade de amar o meu marido, de suprir suas necessidades emocionais, de suprir suas necessidades sexuais. Ela deveria ser mais carinhosa, porque o sexo entre marido a mulher é uma dádiva de Deus, é uma bênção de Deus.

O casamento começa a ter perigos, quando a mulher está sempre com dor de cabeça, com tontura, com dor nas costas, pelo menos a senhora procure outra hora para ter essa dor de cabeça a esses incômodos.

É por isso que muitas senhoras nos procuram (eu a minha esposa) dizendo: Pastor, meu marido me abandonou, meu marido acabou caindo em adultério. A senhora tem que ser prudente, a senhora tem que orar a jejuar.

Quantas mulheres que não tem a sabedoria de Deus. Este negócio de dizer, comeu a carne e agora deve roer os ossos, isso não funciona não minha irmã.

A senhora pode ter a casa limpa, as roupas lavadas a passadas impecavelmente, mas quando faltar uma hora para o seu marido chegar do serviço, corra para o chuveiro, tome o seu banho, se arrume, se penteie, fique bonita, use perfume ou o desodorante que ele gosta. Para ele quando chegar te ver bonita.

No começo ele vai estranhar; ele vai perguntar quem morreu? Nós temos que ir a algum velório? Você então responde, não vamos a lugar nenhum. Estou bonita é para você, meu amor. Quero dizer para você que eu te amo, que estou esperando você chegar porque estava morrendo de saudade. E ele diz: O que ela está querendo?

Mas isso deve ser uma rotina na sua vida.

Agora tem mulher que não é inteligente, e nem tem discernimento. Lava, passa, cozinha, encera, põe a comida que o marido gosta, colarinho engomado, mas quando o marido chega ela está despenteada, cheirando arisco, e ela já começa a despejar um caminhão de melancia.

O marido acaba saindo do serviço e indo encher a cara de pinga no boteco da esquina, ou então se ele for mais granfino ele vai à rodada da alta sociedade.

Se ele vai para casa ele encontra uma mulher cheirando alho, a pronta para brigar, nervosa, sempre com dor de cabeça e que o sexo tornou-se para ela apenas como uma obrigação como lavar, passar, cozinhar, etc...

Maridos dediquem tempo para sua esposa; quanto tempo faz que você não diz para ela eu te amo?

Ah... Pastor, três vezes por semana eu falo; não estou falando na hora do sexo.

Você só tem tempo para o sexo?

Qual foi o dia em que você deu para ela uma caixinha de bombom ou um doce que ela gosta?

Quanto tempo faz que você não te dá flores?

Sabe meu irmão, muitos queixam, Pastor minha mulher não me atende sexualmente, ela nunca está boa.

Eu vou dizer uma coisa para você a quero que você preste atenção.

Cabe ao marido a prudência de como tratar a sua esposa. Como se tornar um companheiro, um eterno namorado.

O marido e a mulher não podem deixa de se namorar. Quem foi que disse que o namoro termina no noivado, no casamento, ou na lua de mel.

A mulher age pela emoção enquanto que o homem age pela razão. O homem está sempre pronto para o sexo, basta ele ver a sua mulher de camisola indo para cama dormir, que ele está sempre pronto, é a natureza masculina. É atraído pelos olhos.

Mas a natureza feminina é diferente, a mulher age pela emoção. O homem precisa entender que para a mulher o sexo começa no café da manhã, quando ele levanta a diz: - Bom dia querida, você dormiu bem?

A mulher tem que sentir que não é para ele um simples objeto de prazer, ela não é uma empregada para fazer serviço doméstico, ela não é uma lavadeira, passadeira, cozinheira. Ela precisa sentir que não é para o marido, simplesmente alguém para solucionar os problemas domésticos.

O marido inteligente continua a agir como quando namorava e noivava.

Ele se preocupava com o hálito, escovava os dentes, chupava uma bala de hortelã.

Ele cuidava de seus sapatos, sempre estavam bem engraxados, cuidava de sua higiene, usando um desodorante, cuidava de sua barba. Ele sempre se preocupava em se apresentar da melhor maneira possível, para causar na sua namorada ou noiva, a melhor de todas as impressões.

Será que hoje depois de casado, ele está se portando da mesma maneira?

Um grande psicólogo, um grande conferencista, anunciou uma semana no rádio a na tv, que ele estaria dando um seminário. Como fazer a sua esposa tratá-lo como um rei!

E aquele conferencista apareceu, cumprimentou o auditório, a com uma simples explicação disse: Se vocês querem que suas esposas os tratem como reis, tratem-nas como rainha.

Se você quer que sua esposa o trate como rei, faça a mesma coisa.

Não me venha dizer: - Nos dias de hoje não dá, eu vivo correndo com o serviço.

Se você não tem tempo de dedicar-se a paparicar a sua esposa, ela também não tem tempo de dedicar e paparicar você.

Quando você vai deitar, você quer que ela esteja pronta para o sexo, romântica?

O homem age pela razão, a mulher pela emoção. Ela é carne da sua carne, sangue do seu sangue, ossos dos seus ossos.

O sexo abençoado por Deus, é um sexo maravilhoso, puro, diz a palavra do Senhor. Hebreus 13:4.

Maridos amem suas esposas, assim como Cristo amou a igreja, devem os maridos amar suas esposas, a se preciso for, dar a vida por elas.

Uma estatísticas nos EUA, diz que de cada quatro casamentos, um está sendo destruído.

Em primeiro lugar está faltando a presença deste Deus Pai, Deus filho, Deus Espírito Santo.

Está faltando comunhão com Deus. Descobrir o prazer e a alegria que se sente, quando se estuda a palavra de Deus. Freqüentar a igreja pelo menos duas vezes por semana, com o coração aberto.

Porque satanás, o diabo, ele fica preocupado quando você lê a Bíblia, mas não muito.

É que ele só fica preocupado pra valer, quando você começa a colocar em prática e viver a palavra do Senhor.

Compre, leia, pratique viva a palavra do Senhor.

O marido e a mulher têm que estudar a palavra, tem que chegar uma hora que é preciso se afastar da tv. Marido e mulher começar a ler juntos a palavra de Deus, orarem juntos.

Filhos: respeitem e honrem vossos pais para que se prolonguem os vossos dias.

Pais: criem seus filhos no amor, no temor do Senhor. Se preocupem com os seus filhos. Que tipo de literatura os seus filhos estão lendo? Será algo edificante?

Freqüente com seus filhos a escola bíblica dominical.

A família toda tem que aprender a palavra de Deus. A família toda tem que it à igreja.

O Senhor Jesus disse: Conhecereis a verdade e a verdade vós libertará. João 8:32

É preciso que seus filhos cresçam no caminho do Senhor. Pais que não se preocupam com aquilo que seus filhos estão lendo, vendo na tv, companhias (colegas), estão agindo errado.

Você se preocupa com o seu filho, ou não? O que está entrando na sua mente?

Amanhã não adianta querer gritar, fazer escândalo ao descobrir que seu filho se transformou num homossexual, sua filha numa lésbica.

Aí será tarde demais. Pais não descuidem dos vossos filhos.

Os vossos filhos são herança do Senhor.

Você é responsável pelo seus filhos.

Amanhã não vá chorar lágrimas de sangue, por isso, tome muito cuidado com aquilo que está entrando em sua casa.

Mas eu quero te dizer uma coisa meu irmão, minha irmã. Se o Senhor não vigiar a casa. Em vão vigia o sentinela. Você deve ter tempo de orar, de jejuar.

Aí ele diz: mulher vá você para a igreja, filhos, vão vocês para a igreja, orem por mim que eu estou correndo.

Você deve buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça, para que as demais coisas sejam acrescentadas. Isto sim, você tem que buscar em primeiro lugar o reino de Deus, ou seja, orar diariamente.

Outro passo para um casamento feliz: Você tem que saber distribuir. Onde você está empregando aquilo que você ganha? Se você meu irmão não for prudente, vocês gastarão mais do que ganham, e a vida de vocês, será um inferno.

Existem muitas facilidades hoje: cartões de crédito, financiamentos, etc... Mas, eu aconselho usar isto só em caso de emergência. Procurem organizar, vejam o que é de primeira necessidade, a tire o que é supérfluo da vossa vida. Estamos numa época de crise. E é preciso muita prudência.

Cuidado com as más conversações, vocês xingam um ao outro sem necessidade. Se você se transforma numa pessoa violenta, seus filhos também se transformarão. Cuidado para os espíritos malignos não entrarem em sua casa. Muita prudência, a sua casa precisa ser consagrada, tire de dentro dela, tudo aquilo que não edifica.

É necessário que os padrões de Deus estejam dentro do lar, aí então a benção de Deus virá. O Senhor suprirá todas as vossas necessidades, por Cristo Jesus.

Você poderá dizer: Mas missionário, se eu tivesse aprendido isso antes a colocado em prática. seria uma maravilha, mas agora é tarde demais. Para Deus nunca é tarde.

Minha irmã nem tudo está perdido. Se a senhora não pode falar de Deus para o seu marido, fale do seu marido para Deus. Confie em Deus, com jejum a oração, Deus tem poder de transformar e salvar seu marido. Deus quer te dar a vitória, pois, sabemos que não é nem pela força, nem pela violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor. Com o seu filho, da mesma forma. Deus pode salvar o seu filho ou sua filha do homossexualismo, lesbianismo, drogas, violência, das más companhias, etc. Deus tem a solução, depende da nossa fé a perseverança. BUSCAI O SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR, INVOCAI-O ENQUANTO ESTÁ PERTO.

Se você deseja ter um lar feliz, uma vida feliz, eu quero to dizer que isto é possível, se confiar e acreditar em Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar. Freqüente uma igreja onde tem o poder de Deus.

Comecem maridos e esposas, orarem juntos. Deus vai abençoar a área espiritual, material, física, financeira, sentimental, sexual. Todas as áreas de vossas vidas serão abençoadas e prósperas se vocês buscarem em primeiro lugar o reino de Deus. Que Deus vos abençoe em nome de Jesus.


"Muitas vezes a mulher, esposa, se sente frustrada a insatisfeita, mas o primeiro passo para ser curada é guardar a palavra de Deus no coração a pedir a Deus que a toque".
"Toca-me, Senhor !"


AS BASES DO CASAMENTO

A SOLUÇAO DA SOLIDÃO

Viver só não é fácil para a maioria. O casamento foi instituído por Deus para resolver o primeiro problema da raça humana: a solidão! Imagine Adão num ambiente perfeito, mas sozinho. Então o criador tomou a iniciativa de solucionar o problema, criando um outro ser semelhante ao homem, embora muito diferente deste.

Note bem que o primeiro título que Deus deu a mulher foi auxiliadora ou ajudadora, pois esta é a sua função básica. Esta palavra comunica a idéia de alguém que complementa outra pessoa, ou seja. Eva seria absolutamente necessária para a realização total de Adão. E como se isso não fosse suficiente para descrever a função da mulher, Deus adicionou as seguintes palavras: - "que lhe fosse idônea, ou seja, alguém completamente adequado física, emocional, intelectual a espiritualmente para o homem. Gênesis 1:26,27,28 - a formação de Eva só foi fornecida em detalhes em Gênesis 2:18,21,22,23,24,25.

Eva foi criada para ser a peça que faltava no quebra cabeça da vida de Adão. O casamento começou a partir de uma necessidade básica de companherismo e complementação. No plano de Deus o casamento foi instituído para que duas pessoas pudessem viver completamente uma a outra.

Mateus 19:6 - "Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem". Deste modo, quando você está suprindo as necessidades físicas, emocionais. intelectuais e espirituais do seu cônjuge, vocês estão sendo um. E quando você não supre a necessidade do seu cônjuge, você está sozinho, como se fosse solteiro. É interessante notar em Gênesis 2:21,22 que a mulher foi tirada do lado de Adão, isto é, da sua costela, para revelar a sua dependência do homem. Ela não foi tirada da cabeça, pois não é sua função dominá-la; nem de seus pés, pois não foi criada para ser pisada por ele; mas do seu lado para revelar a responsabilidade e dever do marido em protegê-la a cuidar dela.

Observe também que Adão dormiu enquanto Deus realizou a primeira operação cirúrgica da história. Enquanto Adão descansava - literalmente dormia na vontade do Senhor - Deus preparava sua esposa. Com as três palavrinhas "e lhe trouxe" nós temos o casamento; foi Deus quem instituiu a família a foi Ele quem fez o primeiro casamento no Jardim do Éden. E quando Adão viu sua noiva ele disse:- Está afinal ....finalmente encontrei alguém que corresponde a mim. por isso Adão usou as palavras: - "É osso dos meus ossos e carne da minha carne". Esta é uma das maneiras do Velho Testamento descrever um relacionamento íntimo a pessoal. Adão exclamou: - "finalmente encontrei alguém que supre as minhas necessidades".

De vez em quando, precisamos reviver este momento. É necessário dizer freqüentemente ao seu cônjuge: Querido(a) eu agradeço ao Senhor por que Ele me deu você, que é a única pessoa que pode suprir totalmente as minhas necessidades. Com interesses, personalidades diferentes, me completa perfeitamente e é através dessas diferenças que nos completamos mutuamente.

* Idônea: perfeitamente adequada



QUATRO PILARES DE UM LAR HARMONIOSO

Gênesis 2:24,25

Pare um pouco e pense bem sobre essas palavras, nós temos resumidamente quarto pilares que são o alicerce de um casamento feliz. Cada um desses pilares é necessário para que haja harmonia e felicidade no lar.

1) "Por isso deixa o homem pai a mãe"

Aí está o primeiro pilar. Para que o novo relacionamento floresça, há necessidade de um deixar emocional por parte dos recém-casados. É fundamental que tanto o homem como a mulher cortem o cordão umbilical, rompam os laços de dependência emocional dos seus pais. Este "deixar" é tão importante que Deus o menciona antes de falar sobre união matrimonial. Isto não quer dizer que os recém casados devem abandonar ou deixar de respeitar a honrar aos seus pais, mas significa que eles precisam dar um outro enfoque a vida, tendo o cuidado de suprir as necessidades um do outro.

Três deixar: * Emocional (nã0 deixar de amar, mas no sentido de não ir por qualquer reclamar para os pais)

* Financeiro

* Geograficamente (cada um debaixo do seu próprio teto)

2) "Se une a sua mulher"

A palavra une significa cimentar e indica a natureza permanente do casamento. As duas pessoas estão colocadas uma a outra. Por isso, qualquer tipo de separação é muito dolorosa.

No plano original de Deus, o casamento era uma instituição permanente, "até que a morte os separe"; não até que a sogra os separe, não até que o amante os separe, nem até que a profissão os separe, nem mesmo até que a discórdia os separe; mas até a morte.

Este se une é um processo crescente. Pensando no use do verbo "unir" no versículo 24, deixe-me lembrá-lo de que seu significado é "cimentar". Se você tentar separar duas folhas de papel colocadas uma a outra, as duas se rasgarão.

3) "Tornando-se os dois uma só carne"

Casamento significa unidade, no sentido mais completo da palavra - espiritual, mental e física. É um processo que acontece durante toda a vida do casal. Esta unidade não pode acontecer da noite para o dia, por isso leva uma vida toda (temos bases diferentes, sentimentos, interesses, hábitos, dons e habilidades). Tornar-se os dois uma só carne refere-se a experiência sexual. Nós nos casamos no cartório para cumprir a lei. Casamos na igreja perante o povo para invocar as bênçãos de Deus a dar testemunho público dos votos feitos. Casamos na cama através do ato conjugal. Aí dá-se a consumação do casamento. Essa experiência é reservada somente para duas pessoas que deixaram e se uniram. Qualquer outra experiência de intimidade física é uma tragédia com resultados catastróficos. A Bíblia define claramente o homem que comete adultério. Vejamos as palavras do grande sábio em Prov. 6:32: - O que adultera com uma mulher esta fora de si, só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa.

Embora o relacionamento "uma só carne" seja basicamente física, as implicações espirituais, mentais a emocionais são muitas. A Bíblia descreve esse ato em Gênesis 4:1 da seguinte maneira: - E conheceu Adão a Eva, sua mulher, a ela concebeu .... A palavra "conheceu" é a palavra que o Espírito Santo escolheu para descrever essa santa união entre o homem e a sua mulher. O conhecer no ato sexual não é somente físico, mas também emocional, mental e espiritual. Sim podemos dizer que este ato é um ato espiritual.

4) Somente depois que o homem e a mulher "deixam" seus pais e assumem o compromisso de se unirem tornando-se uma só carne, é que vem a intimidade. Este é o quarto pilar do casamento. Ele está expresso nas palavras, ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus, a não se envergonhavam. Na lista das prioridades de Deus a intimidade está em último lugar porque antes dela o casal deve deixar, unir-se e tornar-se. Esta ordem é importante e não pode ser mudada. A nudez de Adão e Eva não era simbólica, mas real. E não havia nenhuma vergonha ou embaraço entre eles. Nenhuma área estava escondida, nenhum medo, nenhum acanhamento. Havia liberdade física e emocional. É importante notar que esta intimidade era o resultado de um relacionamento sem pecado. Até esta altura, havia um profunda intimidade e transparência. Esse era o plano de Deus, mas com o pecado essa intimidade acabou. E agora temos egoísmo, insatisfação, raiz de amargura, frustração e mal entendidos. Através do conhecimento bíblico podemos voltar a gozar o nosso relacionamento sexual como Deus planejou.

Se não houver o deixar o unir-se e o tornar-se, não haverá alicerce para se construir um lar feliz.

O plano original de Deus não pode ser mudado. Os quatro pilares é que seguram a casa e é necessário que haja o compromisso do até que a morte os separe.

Quando o homem interfere na ordem de Deus ele sempre tem problemas. É bem provável que você, meu amado amigo, esteja com sérios problemas em seu casamento. Se este for o caso, tenha uma boa notícia: - nem tudo está perdido, mesmo que o seu alicerce esteja abalado, não se deixe desanimar. O primeiro passo para reconstruí-lo é reconhecer que há problema. Se houver disposição da sua parte, ainda haverá possibilidade de deixar o Senhor edificar a sua casa.


Amor Ágape - amor de Deus

Amor Phileo - amor emocional

Amor Eros - amor sexual

Matemática de Deus: 1 + 1 = 1

Em minha opinião o maior problema que nossos lares estão enfrentando atualmente é falta de compreensão do papel do marido e da esposa no lar. A família é uma "invenção divina". Deus além de criar o marido e a esposa, estabeleceu princípios e definiu os papéis de cada um, tendo em vista um casamento bem sucedido. O marido que leva Deus a sério pergunta: - "Senhor como eu posso ser o marido que tu queres que eu seja?" Por outro lado a esposa que ama ao Senhor pergunta: -"Senhor como eu posso cumprir o meu papel de esposa de acordo com a tua vontade?" A resposta para ambas as perguntas: Efésios 5:22-29

PAPEL DO MARIDO - EFÉSIOS 5:23,25


O marido que assume a liderança do lar de uma maneira sábia a ama a sua esposa com o amor "ágape" obterá dela mais facilmente o respeito, obediência ae submissão.

10 Tipos de marido

Marido ditador - Ele se utiliza de sua posição para liderar sua família.

Marido democrático - As decisões são baseadas em votações.

Marido teimoso - Ele nunca admite estar errado.

Marido silencioso - Ele governa seu lar sem comunicação verbal.

Marido explosivo - A família nunca sabe quando ele vai explodir.

Marido insensível - Ele nunca demonstra uma sábia percepção no lar.

Marido perfeccionista - Exige tudo com extrema perfeição.

Marido crítico - Em tudo ele vê algo errado.

Marido brincalhão - Não leva nada a sério.

Marido indeciso - Nunca toma decisões, sua liderança é omissa.


Orientações Bíblicas: -

Mateus 11: 28-30

João 17:20

Filipenses 2:3-4

João 13:12-15

Romanos 8:38,39

1 Pedro 3:7-9 - Maridos procurem conhecer as necessidades de sua esposa a viver de acordo com as necessidades dela.

O PAPEL DA ESPOSA - I PEDRO 3:6

Submissão - render uma obediência inteligente a humilde a uma pessoa investida per Deus do poder e autoridade.

Tito 2:5

1 Pedro 2:21-25

1 Pedro 3:1-7

Provérbios 3:8

Orar por nossos maridos

Perdoá-los

Amá-lo

Comunicar-se com tato e jeito

Encorajá-lo

Submeter-me

Confiar em suas decisões

A prioridade de Deus para você é a beleza interior -1 Pedro 3:2

Ore para que Deus a oriente a lhe dê a disposição para ser a mulher de 1 Pedro 3: I-6

* 10 PERGUNTAS PARA AS MULHERES

1)Minha vida é controlada pelo Espírito Santo?

2) Aceito meu marido como ele é?

3) Estou seguindo a liderança do meu marido?

4) Estou vivendo debaixo da proteção de meu marido?

5) Meu marido é prioridade em minha vida?

6) Estou disposta a submeter-me e a obedecer meu marido?

7) Tento ser sexualmente atraente a meu marido?

8) Cuido de minha aparência?

9) Estou atolada em autocomiseração, medo ou depressão?

10) Creio que o coração do meu marido está nas mãos do Senhor?

Aprenda a obedecer a esperar em Deus para saber o desenrolar da sua vontade.

Salmo 46:10

A porta da entrada da família precisa estar constantemente fechada para o diabo e seus agentes e não somente fechada, mas protegida pela presença do sangue precioso de Jesus. O caminho para essa vitória é a oração, leitura da Palavra de Deus, vigilância, testemunho cristão e amor, vínculo da perfeição, da integração entre pais e filhos, a pedra do toque que dá beleza a família, seja pobre ou rica. A família deve permanecer, custe o que custar. Organize bem a sua família a Deus certamente há do abençoá-lo poderosamente.

Não existe casamento perfeito, porque não existem no mundo duas pessoas perfeitas, que não falhem algum dia.

Casar é encaixar, é ajustar.

COMUNICAÇÃO

A comunicação sem dúvida é o centro de todo relacionamento familiar.

Existem várias diferenças entre um casal feliz e um infeliz. Baseiam-se no faro de o casal comunicar-se ou não. Comunicação é uma arte

Qual é o seu nível de comunicação?

Nível quatro: - é uma comunicação superficial, do tipo que traz impressão de segurança. A pessoa usa as expressões como "bom dia"? "como vai você"? "gostou do jogo"? "será que vai chover hoje"? permanecendo sempre atrás da sua máscara. Por incrível que pareça, há muitos relacionamentos, familiares em que os membros estão se comunicando apenas nesse nível. Certamente quando Deus criou o homem e a mulher para serem companheiros, concebeu uma idéia de profunda comunicação entre os dois e não uma conversa superficial.

Nível três: - neste nível o casamento está satisfeito em simplesmente relatar fatos sobre os outros, reportar o que outras pessoas disseram. Não é feito nenhum comentário substancial sobre os fatos. O indivíduo não sai da casca para dar-se a conhecer sobre o que pensa ou sente. A comunicação é muito limitada. Não há possibilidade de sucesso em um casamento onde um 1ão se abre com o outro.

Nível dois: - aqui, a pessoa começa a relatar suas idéias e pensamentos. Este é o início de uma comunicação real. A pessoa está disposta a correr o risco de expor suas idéias e soluções próprias. Se você está se comunicando a este nível, há esperança de poder aprofundar sua intimidade ainda mais.

Nível um: - é uma comunicação total. A pessoa está disposta a compartilhar seus sentimentos, idéias e pensamentos. Está comunicação está baseada na honestidade e abertura completa. É difícil conseguir tal nível entre marido e mulher porque ambos correm o risco de serem rejeitados. É ameaçador compartilhar todo o seu íntimo com a esposas ou marido. Entretanto se você quiser um casamento realizado, isso é vital.

Comunicação é sempre uma rua de duas mãos:- Uma das melhores maneira de fortalecer sua comunicação é desenvolver a habilidade de ouvir o seu cônjuge com interesse. Dê sua atenção completa, inclusive com os olhos e as expressões faciais. Quando você concentra sua atenção mostra que está tão somente escutando com os ouvidos, mas com o coração. Você poderá identificar-se com o que a outra pessoa está sentindo ou experimentando. O apóstolo Tiago fala sobre esse tipo de comunicação. (Tiago 1:19). O grande sábio Salomão expressa o mesmo pensamento de outra maneira (Prov. 18: 13; 19:20)

A comunicação é uma arte a ser aprendida. Infelizmente a comunicação é prejudicada porque não sabemos ouvir.

PRINCÍPIO DE COMUNICAÇÃO. EFÉSIOS 4:15-25

Escolha o tempo certo para eomunicar-se.

O apóstolo Paulo sugere esta idéia quando ele fala.

" Irai-vos, e não pequeis, não se ponha o sol a vossa ira." Efésios 4:26

Creio que Paulo está simplesmente dizendo:- não deixe a ira amontoar dia após dia, sem acertar as contas. Ele está sugerindo que é possível discutirmos, mas que não devemos dormir sem ter resolvido o nosso mal entendido ou discórdia. Prov.5:23.


CINCO SUGESTÕES EFICAZES NA ESCOLHA DO TEMPO CERTO

1- Não discutir um problema após 10 horas da noite. A nossa tendência quando estamos fisicamente cansados, é reagir negativamente a qualquer discussão.

2- Não brigue ou discuta em frente dos seus filhos. Se há uma coisa que cria insegurança ae medo no coração da criança é ter que ouvir a assistir uma briga entre seus pais.

3- Não brigue em público. Discussões familiares devem ser resolvidas somente entre família. Como é fácil machucar seu cônjuge usando um cinismo, sarcasmo ou palavras ásperas. O pior de tudo é proceder dessa maneira publicamente.

4- Não procure resolver problemas ou tratar de assuntos sérios quando um dos dois está envolvido em alguma atividade. Esposa, por favor, não deixe assuntos para serem tratados durante um jogo da seleção brasileira na copa do mundo. Marido quando sua esposa está enfrentando uma pia cheia, após um dia inteiro de trabalho, está hora não é apropriada para tratar de assuntos complicados ou delicados. Talvez seja sim, a hora de você pegar um pano de prato e ajudá-la a enxugar a louça. Essa é uma alta expressão de comunicação. Gostou da idéia?

Sábios são os maridos e esposas que sabem escolher a esperar pela hora apropriada para conversa.

Efésios 4:26,27 - Precisamos entender que nenhum membro da família deve ir para a cama zangado.

Não responda com raiva. Use palavras brandas e respostas bondosas. Prov 15:1. Isso mudará qualquer situação.

Esteja sempre disposto a dizer:

1) Eu estava errado

2) Por favor, me perdoe

3) Eu amo você

Efésios 4:32

Um espírito perdoador é essencial num relacionamento profundo.

Não culpe ou critique seu cônjuge, mas por outro lado restaure, encoraje. edifique. Gálatas 6:1: Romanos 14:13; 1 Tessalonissenses 5:11.

Prov. 12:25 a 16:24 - como você pode encorajar verbalmente a seu cônjuge e a seu filhos.

ESPOSAS

A vida de uma mulher deve ser realmente como a da mulher descrita em Prov. 31:10-31. "Uma mulher que confia em Deus até no que diz respeito aos menores detalhes de seu lar.

Beleza - Modo de falar (mulher)

Certa vez um homem disse a respeito da sua esposa o seguinte:

- "Para dizer a verdade há vezes em que acho minha esposa feia, não por causa do modo como ela está vestida ou maquiada, acho-a feia quando seu modo de falar é feio.

E ele não é o único marido que diz que a esposa é bem mais bonita quando não está xingando.

Prov. 10:1 1 - Nossa boca é manancial de vida.

A hostilidade e ir não são compatíveis com uma boca que é manancial de vida. Não é possível uma pessoa irar-se e continuar radiante. Talvez tenhamos motivos para ficarmos irados, mas o que conseguiríamos com isto?

A ira no coração apaga o brilho de nosso rosto. E o rosto de uma pessoa, uma esposa que tem Cristo deve ser radiante.

A beleza interior é apenas um espelho limpo, no qual refletimos a imagem de Cristo.

Temos que ser belas interiormente para que exteriormente também estejamos sempre radiantes.

* A palavra branda evita a ira.

* Se seu esposo começa a discutir com você, discordar de você, a melhor coisa é não discutir.



"Quando uma pessoa discorda de você, não discuta muito. Dê a ela o direito de ser teimosa cega e errada".

"Como aumentar o desejo do seu marido de passar um tempo especial com você".

Efésios 5:33

"E a esposa respeite (admire) a seu marido".

Admire-o - As pessoas são atraídas por aqueles que as admiram e repelidas (não deixam aproximar-se) por quem as deprecia ou se mostra superior.

A admiração é uma das necessidades mais profundas e importante do homem.

O apóstolo Paulo afirma que a admiração pode até mesmo motivar um marido espiritualmente. I Pedro 3:1-2.

Nosso marido deve ser de grande importância para nós, dignos de valor, de honra, admiração e respeito.

Admirar alguém é uma escolha, uma decisão, um ato de nossa vontade.


Deus ama e dá valor a essa pessoa e eu também posso fazer isso.

Você, esposa, já demonstrou mais admiração ou apreciação por outros homens, do que por seu marido? Talvez um pastor, professor ou marido de outra mulher? Mesmo sem realização consciente, seu marido pode ficar magoado com sua estima por outros homens. Exemplo - Você viu Sara e Carlos, viu o anel que ele deu para ela? Você pode estar fazendo inconsciente, mas seu marido pode pensar que não é tão bem sucedido, não tem dinheiro para te dar um anel como o que sua amiga ganhou e por isso você não o admira.

Você pode começar a expressar admiração por seu marido

1-Comece a pedir opiniões, conselhos a seu marido com respeito a decisões a serem tomadas. (mobília, roupas, maquiagem, opção de alimentos)

2- Procure oportunidades para chamar atenção para as qualidades positivas de seu marido quando estiverem com outras pessoas.

3- Aprecie a profissão de seu marido. Dê importância, valor para as atividades no seu trabalho. Converse com ele sobre dificuldades que ele enfrenta lá no seu trabalho.

4- Não deixe passar 2 dias sem expressar admiração por algo que ele tenha feito ou dito. Lembre: - se é muito melhor você estar com pessoas que fazem você sentir-se especial do que com aquelas que não lhes transmitem esse sentimento.

5- Dê apoio nos alvos pessoais de seu marido (melhor emprego, maior renda)

6- Comece a admirar seu marido:

- Atendendo os interesses dele quando chega em casa.

- Pareça o mais atraente possível quando ele chega em casa.

- Prepare refeições apetitosas.

- Ouça-o com atenção.

- Através do tom de voz.

- Não permita que ele tenha que competir com a TV, louça e até mesmo as crianças.

7- Procure a deseje obter o perdão do seu marido sempre que o ofender.

A melhor maneira de pedir perdão é olhar nos olhos e sem desculpas dizer a ele:- Eu estou errada, me perdoe.

Você admirando seu marido, fazendo com que ele se sinta bem querido e feliz no seu lar, ele vai começar a ser atraído cada dia mais a estar perto de você, junto de você. Ele vai ser atraído a passar um tempo especial com você todos os dias.


"Afinal de contas, somos merecedoras de amor a devoção (dedicação íntima, afeto) par parte de nossos maridos"?

Que possamos ser esposas de acordo com o coração do Senhor!

"O Senhor é a minha fortaleza, a quem temerei?"

O que todo homem gostaria que sua esposa soubesse

Vamos ver mais alguma coisa sobre o que a esposa pode fazer para cada dia mais conquistar seu marido e fazer com que ele sinta um desejo especial de ficar ao seu lado.

Para começar é essencial que você, esposa comece a fazer com que seu marido se sinta bem ao seu lado e no seu lar.

Aí vai algumas dicas para você conquistar cada dia mais seu marido a fazer-se real.

Prov. I-1: I "Toda a mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba-a com as suas mãos."

1- Quando seu marido chega em casa, a pior coisa que você pode fazer é recebê-o com um comentário negativo sobre algo que ele se esqueceu ou algum desastre ocorrido durante o dia.

Não que você não deva falar sobre estas coisas, apenas existe um modo correto hora certa para abordá-las. Espere até que ele tenha tido tempo de descansar ou até que a casa fique silenciosa.

A chegada do marido ao lar, a recepção deve ser tranqüila.

- As recepção negativas devem ser a exceção a não a regra.

Isso vai fazer com que seu marido fique ansioso por chegar ao lar.

2- Mostre que ele é precioso para você. Quando seu marido chegar perto de você, seu sorriso, suas expressões, seu brilho nos olhos, devem comunicar a ele como você está contente por vê-lo. Ele se sentirá atraído por você como um imã.

3- Use sua sensibilidade para evitar assuntos, palavras ou maneirismo (gestos, mímicas) que possam levar a uma briga. Faça com que sua comunicação seja agradável. Discussão não é uma maneira de chamar atenção de seu marido. Quando seu marido lhe fizer alguma coisa que não lhe agrade, morda a língua (fique quieta a aplique o que aprendemos - Falar na hora certa).

4- Muitas mulheres reclamam do marido desatento, aquele que não presta atenção em nada (roupa, sapato, comida, etc...) a muitas delas já perderam as esperanças em relação a mudança de seu marido. Mas, isso pode ser transformado. Faça sua parte a peça sabedoria ao Senhor.

- Plante sementes de amor. A medida que você descobre as necessidades de seu marido e faz um esforço especial para satisfaze-los, ele irá eventualmente notar sua iniciativa a apreciar, admirar você c procurar também satisfazer as suas necessidades.

5- Conquiste seu marido sendo submissa. Efésios 5:22. O que significa submissão? Será porventura uma pessoa sem vontade, sem possibilidade de expressar seus desejos, alguém que seja diminuída em todas as suas cogitações? Qual o verdadeiro sentido de uma mulher submissa a seu próprio marido?

Em primeiro lugar ela é submissa quando reconhece que o marido é o cabeça e o líder do lar. Submissão não é andar de cabeça baixa, não omitir opinião. Pelo contrário, é dialogar, expor, manifestar-se, opinar, discordar. Tendo no entanto no íntimo, a profunda convicção que o marido é o cabeça (palavra final é do marido).

Em segundo lugar, a mulher é submissa ao seu marido quando assume o seu papel de submissão ou seja, missão de base, missão de apoio alicerce.

Submissão é um ministério e quando a esposa consegue exercê-lo isso se torna em benção, fazendo com que muitas discussões de famílias cessem.

6- Seja uma mulher virtuosa, Prov.31:10 - Prov.12:4. A mulher chamada virtuosa é aquela que tem uma disposição, firme a habitual para prática do bem. Ela tem um coração compassivo e mão sempre estendida para ajudar os necessitados..

- Roupa do marido

- Casa - deveres

- Boa mãe - cuidar bem dos filhos

- Modo de se vestir

- Modo de falar, etc...

Enfim esta mulher é capaz de satisfazer qualquer homem, mas a mais elevada de suas virtudes é que teme ao Senhor Prov 31 :30.

Responda:

Você quer que seu marido passe um tempo especial com você?

Você gostaria de passar um tempo com você mesma?

Sabemos que é difícil, que há problemas serissimos no casamento a serem vencidos, mesmo sendo nos crentes.

"Mas o Senhor Jesus é que é a fonte da felicidade." Graças a Deus!

Muitas vezes a mulher, esposa se sente frustrada e insatisfeita, mas o primeiro passo para ser curada é guardar a palavra de Deus no coração e pedir a Deus que a toque. "Toca-me, Senhor!"

O RELACIONAMENTO FÍSICO DO CASAL

O que a Bíblia fala sobre sexo.

1 ) O Velho Testamento fala abertamente sobre assuntos sexuais.Muitas vezes tem expressões como: "coabitou o homem com a mulher" significando ter relações sexuais.

2) A lei de Moisés proibiu relações sexuais durante o período de menstruação e nascimento e os homens casados foram exortados a abster-se do ato sexual somente por questões religiosas.

3) Também o Velho Testamento registra os pecados sexuais de vários indivíduos como no caso de Ló: Davi a Bate-Seba, e a prostituição de Oséias.

4) Provérbios 5:1-9, Salomão exorta o seu filho sobre os perigos da mulher adúltera e também as delícias do relacionamento físico no casamento.

5) Cantares de Salomão provavelmente foi escrito para descrever o amor conjugal e especialmente a relação física no casamento.

6) O Novo Testamento aprova e também fala abertamente sobre assuntos de sexo. Jesus fala francamente em várias ocasiões sobre o perigo do sexo fora do plano de Deus.

7) Em 1 Cor. 7:1-5 o apóstolo Paulo aborda os direitos conjugais do marido e da esposa e algumas instruções claras para a pessoa que quer abster-se com um propósito espiritual.

8) Em 1 Tessalonissenses 4:1-8 o apóstolo Paulo exorta a prática da santidade no relacionamento fraternal. A vontade de Deus é a santificação e o abster-se da prostituição. Ele exorta que é em santificação e honra que o homem deve conseguir esposa.

9) Em hebreus 13:4 a Palavra de Deus confirma que o casamento é digno de honra e que o leito matrimonial é sem mácula.

10) Com estes exemplos nós temos que a bíblia trata do sexo honesta e francamente. Ela não está super preocupada com o sexo, mas também não se envergonha dele. A bíblia tem uma atitude positiva para com o sexo; como parte da criação de Deus. Mas como nas outras coisas da criação, o sexo também pode ser distorcido pelas criaturas imperfeitas. A expressão sexual é uma força poderosa para o bem ou mal, dependendo de como o homem escolhe expressá-la. Portanto Deus estabelece um guia para a sexualidade humana.


O PROPÓSITO DO SEXO NO CASAMENTO

Quando Deus criou o homem e a mulher, macho a fêmea, o registro de Gênesis diz:... "eis que tudo era bom"... ( Gênesis 1:31). Conforme o desígnio e a sabedoria de Deus, a nossa sexualidade foi ordenada para a procriação da raça humana dentro do contexto do relacionamento do casamento. É óbvio que Deus nos criou sexuais não somente para a procriação, mas também para ser um meio de comunicação, unidade, prazer, dar. A palavra de Deus nos dá a melhor perspectiva sobre o sexo. Não a perspectiva distorcida e negativa, a filosofia puritana, nem a da "nova moralidade " que deixa de lado o padrão de Deus sobre moralidade a prega uma " liberdade " completa na expressão dos desejos sexuais.

Nossa sexualidade é para o bem estar do homem e da mulher e é o propósito de Deus que entendamos o seu plano para a nossa vida nessa área.

1- O sexo é para ser desfrutado no casamento.

Gênesis 4; 1 : 2:24

Mateus 19:6

Marcos 10:7

Hebreus 13:4

1 Tessalonissenses 4:3-7

2- O sexo é criativo (procriação)

Gênesis 1:28 -(sede fecundos, multiplicai-vos )

3- O sexo é um meio de comunicação

A- Gênesis 2:24 - tornando-se os dois uma só carne

B- Gênesis 4:1 - coabitar o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu a luz.

4 - O sexo é para prazer conjugal.

Provérbios 5:1- 22;

Cantares de Salomão

5- O sexo é uma experiência de dar.

1 Cor. 7:1-5

A- O marido e a esposa têm necessidades sexuais e emocionais que devem ser satisfeitas no casamento ( versículos 1 e 2 )

B- O direito e a dúvida do marido e esposa. Cada parte é responsável em colocar como prioridade as necessidades sexuais do outro (versículos 3 e 4 )

C-Não vos priveis uns aos outros.(versículo 5 )

1-mútuo consentimento

2- por algum tempo

3- para vos dedicardes a um propósito - a oração.

4- novamente vos ajuntardes

5- o perigo - para que satanás não vos tente por causa da incontinência.


PROBLEMAS DE AJUSTAMENTO SEXUAL

1 Cor. 7:1-5

1- Conflitos no relacionamento sexual entre marido e esposa

A- Problemas e conflitos no namoro e noivado que são transferidos para o casamento

B - Conflitos na "Lua de mel"- maus entendimentos nas primeiras experiências sexuais.

C - Coisas que um não gosta do outro, tais como idéias, atitudes, hábitos e sentimentos de competição que bloqueiam.

D- Conflitos em outras áreas como, muita diferença de idade. diferença de educação, comparação com mãe, pai ou irmãos.

2- Problemas pessoais do marido

A- O marido, pelos fortes desejos sexuais, tende a ser egoísta na sua busca para a satisfação sexual.

B- Em geral, um marido inseguro é um marido dominante. Se o marido começa a dominar a sua esposa, esta insegurança pode prejudicar o seu relacionamento.

C- Suas experiências sexuais do passado, seja masturbação ou relacionamento com outras mulheres.

D- O próprio medo de incapacidade sexual, ou não poder satisfazer sua esposa.

3- Problemas pessoais da esposa

A- A esposa pode ter medo de sexo por causa da falta de instrução adequada pelos pais no passado.

B- Muitas moças tem idéias acéticas de que o sexo não é espiritual.

C- As vezes, moças entram no casamento com sentimentos de culpa das experiências sexuais que tiveram no passado.

D- As vezes, moças entram no casamento com sentimentos de insegurança e inferioridade. Esses sentimentos bloqueiam uma vida sexual bem ajustada.

E- As vezes o período de ajustamento sexual muito longo faz com que ela esfrie e tenha dificuldade em ter uma vida sexual normal e com satisfação.

F- As vezes, a esposa é fiel com as coisas como são. Ela queria um lar, um marido e um nenê. Simplesmente negligência a sua própria necessidade f

4- Outros problemas gerais

A- Problema físico - deve ser corrigido por um médico de confiança.

B- Falta de conhecimento sobre sexo.

C- Falta de asseio corporal.

D- Falta do lugar sossegado.

E- Falta de tempo na relação sexual.

F- Alguns casais pensam que o sexo vai ser fácil, rápido e automático e com 100% de satisfação. Quando isso não acontece, desenvolve medos.

5- Toda mulher casada pode experimentar o orgasmo se...

A- Tiver um bom relacionamento com o marido.

B- Não tiver um problema biológico que bloqueia orgasmos.

C- Tiver saúde razoável.

D- Não tiver perturbações mentais ou emocionais.

Provérbios 5

1- Chamar a atenção do filho (versículos 1-2)

A- atende a minha sabedoria.

B- Inclina o teu ouvido à minha inteligência.

C- Porque?

(1) Para que conserves a discrição.

(2) Para que os teus lábios guardem o conhecimento.

2- A descrição da mulher adúltera (versículos 3-6)

A- Lábios - favos de mel.

B- Palavras - mais suaves que o azeite.

C- Fim

(1) amargoso como o absinto.

(2) agudo como a espada de dois gumcs.

D- Pés - descem à morte.

E- Passos - conduzem ao inferno.

F- Pensamentos - não pondera a vereda da vida.

G- Caminhos - anda errante.

3- A exortação ao filho (versículos 7-14)

A- Ouve as palavras da minha boca.

B- Porque? - Para evitar:

(1)tentação.

(2) perder sua honra.


(3) dar seus anos aos cruéis.

(4) perder seus bens.

(5) perder o fruto do seu trabalho.

(6) Gemas no fim de sua vida.

a- quando se consumir a sua carne.

b- quando se consumir o seu corpo.

7- Lamentações

a- como aborreci o ensino.

b- desprezou o meu coração a disciplina.

c- não escutei a voz dos que me ensinavain.

d- nem a meus mestres inclinei meus ouvidos.

e- quase me achei em todo o mal.

8- A exortação de beber água da sua própria cisterna (versículos 15-19)

A- Sua própria cisterna.

B- Das correntes do seu poço.

C- Derramar-se-iam por fora as tuas fontes.

D- Desejam para ti somente.

E- seja bendito o teu manancial.

F- alegra-te com a mulher da tua mocidade.

G- saciem-se os teus seios em todo o tempo.

H- embriaga-te sempre com as tuas carícias.

9- As conseqüências da promiscuidade (versículos 20-23)

A- Deus conhece nossos caminhos.

B- As iniqüidades do perverso o prenderão.

C- O perverso morrerá no seu pecado.

O homem é estimulado pelo olhar.

A mulher é estimulada pela carícia.


O PADRÃO DIVINO PARA O LAR

Lar - oficina de Deus para a formação dos padrões divinos no ser humano.

Josué 24:14,15,16 - Eu e a minha casa serviremos ao Senhor - Decisão. Colossenses 1:18 - dar-lhe o primeiro lugar na vida.

Gênesis 18:17-19 - influência espiritual sobre sua família. Os amigos de Deus tem permissão de conhecer-lhe os segredos. Conhecendo os segredos de Deus ele poderia transmitir às advertências à posteridade.

Um chamado para que o povo renovasse a aliança.

A geração de israelitas que havia conquistado a Terra Prometida. A falta de perseverança no caminho do Senhor em grande parte se deve ao fato de que os pais deixaram de praticar a ensinar a seus filhos dentro de seus lares. Isto Josué prometeu fazer (versículo 15). Sabendo que o culto verdadeiro começa em casa.

Lar é :- Sagrado, Singular, Inolável, Belo e Santo.

Privativo - privacidade física, moral e espiritual.

A sobrevivência do lar depende da obediência à palavra de Deus.

Deuteronômio 6:4-9 - Deus estava certo ao exigir de seu povo Israel a mais aprimorada educação, cuja escola devia ser o lar.

O marido e a mulher devem ser a ferramenta de Deus para a formação dos filhos.

Lar Cristão - É onde Deus habita. Colossenses 3:18-25 Os deveres da família. As características da nossa vocação (aptidão, talento, chamado); Colossenses 4:2-6 Oração e prudência.

Deus quer que o lar seja um paraíso de amor, onde seu cuidado possa manifestar-se na vida do casal e seus filhos.

Do ponto de vista de Deus o lar deve ser um lugar:

Atraente, aconchegante, limpo, de capricho.

Pois não é um depósito de lixo!

O lar verdadeiro imprime em seus descendentes valores que se perpetuam de geração para geração. O tipo de educação que dermos a nossos filhos dentro de nossos lares ajudará a desenvolverem bons hábitos, senso de obrigação, amor, lealdade e respeito para com os outros.

Se o lar é a oficina de Deus, se os pais são as ferramentas que Deus quer usar para a formação de seus filhos, se nossa sociedade clama por homens justos e tementes a Deus, qual deve ser a nossa posição diante de tamanhos desafios?

- Fazer de nossos lares um altar, onde o holocausto (sacrifício) de nossas vidas, sirva de fiel para a glorificação de Jesus Cristo.



RECOMENDAR >> IMPRIMIR >>
10 MAIS RECENTES
Unidade da Igreja de Cristo
Não quero mais ser evangélico
Signos. Porquê?
Mas que Homem é Esse?
Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal
A Integridade Moral do Profeta Eliseu
Contentamento & Transformação
O Brasil precisa de pastores de caráter limpo
PASTORES FIÉIS
Controle da natalidade no mundo ocidental ajudando no crescimento explosivo do islamismo
MAIS >>>

NOTÍCIAS CRISTÃS
Aprovação do PLC 122 será o último ato do governo Lula?
O escândalo homossexual de WikiLeaks
Assassinatos contra gays: dados manipulados
Professor francês é suspenso por mostrar vídeo de abortos para alunos do ensino colegial
Famosa feminista pró-aborto chama bebês em gestação de “tumores”
Desafiando comunistas no púlpito da igreja
Possessão demoníaca agora é politicamente correta
MAIS >>>

ESTUDOS BÍBLICOS
Unidade da Igreja de Cristo
Não quero mais ser evangélico
Signos. Porquê?
Mas que Homem é Esse?
A Integridade Moral do Profeta Eliseu
Contentamento & Transformação
O Brasil precisa de pastores de caráter limpo
PASTORES FIÉIS
Os modernos adoradores de Baal
Os Benefícios de Ter Filhos
MAIS >>>