SEÇÃO Estudos Bíblicos
CATEGORIA Teologia    -
     Sábado, 25 de Outubro de 2014

Estudos Bíblicos      Teologia       -

O Que é o Antigo Testamento? Introdução ao Estudo do Antigo Testamento - Capítulo 1

Publicado em 11/11/2007

Alexandros Meimaridis - petrakis_adm@yahoo.com.br
JesusSite

Introdução

Este Capítulo trata de quatro questões fundamentais que todo estudante do Antigo Testamento deve responder:

" O Que é a Bíblia?
" Como a Bíblia foi escrita?
" Como a Bíblia chegou até nós?
" Como interpretar a Bíblia?

I. Cânon: o que é a Bíblia?

A princípio, esta pergunta parece simples. Sabemos o que é a Bíblia. É uma coleção de sessenta e seis livros - trinta e nove no Antigo Testamento e vinte e sete no Novo Testamento. É o que há de Gênesis até o Apocalipse.

Mas nem sempre houve acordo sobre quais livros compõem a Bíblia. Os livros apócrifos - aqueles que aparecem nas Bíblias Católicas Romanas - fazem parte da Bíblia? E se arqueólogos descobrissem uma outra carta escrita por Paulo? Será que essa carta deveria ser incluída na Bíblia? De que forma os judeus primeiro e cristãos em seguida, inicialmente, decidiram quais livros deveriam fazer parte da Bíblia? Quando fazemos perguntas como estas, estamos levantando a questão do Cânon.

A. Definição de Cânon.

A palavra "Cânon" vem do hebraico - qaneh e do grego - kânon. Essas duas palavras, em seus sentidos originais, significavam uma vara ou medida. Assim como uma vara podia ser usada como padrão de medida, o Cânon bíblico também era um padrão de medida para a fé e a prática dos crentes. Isto era assim porque as pessoas podiam comparar suas vidas àquilo que era requerido pela Bíblia. Além disso, a palavra "cânon" também podia ter a conotação de um padrão dentro do qual os escritos bíblicos deveriam encaixar-se.

B. Testes de canonicidade.

Tendo em vista que Deus revelou Sua palavra por meio de pessoas comuns, tornou-se importante saber quais livros vieram dEle e quais refletiam apenas as opiniões humanas. Para distinguir um grupo de escritos de outro, vários elementos de teste foram sugeridos, com alguns destes elementos chegando a alcançar consenso entre os estudiosos. Os testes de canonicidade concentram-se em três fatores: autor, público e ensinamentos.

Teste 1 - Escrito por um profeta ou pessoa com o dom de profecia.

Para ser parte do cânon, o livro deveria ter sido escrito por um profeta ou uma pessoa com o dom de profecia. Os autores humanos não poderiam, de forma alguma, saber a vontade de Deus, se não fosse pela presença do Espírito assistindo-os em seus entendimentos. Era preciso que a mão do Espírito de Deus estivesse presente no processo de redação. Sua presença asseguraria que o produto final fosse a verdade de Deus e que comunicasse fielmente a mensagem de Deus.

Teste 2 - Escrito para todas as gerações.

Um livro que fosse parte do cânon precisaria ter impacto sobre todas as gerações. A mensagem de Deus não poderia estar restrita a apenas um público. Se um livro era, a Palavra de Deus, então deveria ser relevante para todas as pessoas de todas as épocas. É possível que o autor tivesse escrito o texto para um público específico, como de fato aconteceu, mas, se era a Palavra de Deus, todos os que lessem esse texto, poderiam aplicar seus ensinamentos à sua vida de maneira proveitosa.

Teste 3 - Escrito de acordo com revelações anteriores.

Para ser parte do cânon, um livro não poderia contradizer a mensagem de outros escritos anteriores revelados por Deus. Se, por exemplo, um novo escrito dissesse ser de Deus, mas estivesse em contradição com os ensinamentos de Gênesis, este não poderia ser a Palavra de Deus. As verdades de Deus permanecem as mesmas para sempre e não entrariam em contradição. Novas revelações poderiam trazer informações adicionais sobre o plano e os propósitos de Deus, mas nunca ir contra revelações anteriores.


Continua...
----------------------------
Faça o download da versão completa do estudo "O Que é o Antigo Testamento - Cap.1" em:

Download em formato PDF: O Que é o Antigo Testamento - Cap.1


O formato PDF, requer Adobe Reader - faça o download GRÁTIS

Obs.: Dependendo da sua conexão o download do arquivo pode demorar até 10 minutos. Caso queira salvá-lo em seu micro, clique com o botão direito do mouse sobre o link acima e escolha a opção "SALVAR DESTINO COMO".



RECOMENDAR >> IMPRIMIR >>
10 MAIS RECENTES
Unidade da Igreja de Cristo
Não quero mais ser evangélico
Signos. Porquê?
Mas que Homem é Esse?
Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal
A Integridade Moral do Profeta Eliseu
Contentamento & Transformação
O Brasil precisa de pastores de caráter limpo
PASTORES FIÉIS
Controle da natalidade no mundo ocidental ajudando no crescimento explosivo do islamismo
MAIS >>>

NOTÍCIAS CRISTÃS
Aprovação do PLC 122 será o último ato do governo Lula?
O escândalo homossexual de WikiLeaks
Assassinatos contra gays: dados manipulados
Professor francês é suspenso por mostrar vídeo de abortos para alunos do ensino colegial
Famosa feminista pró-aborto chama bebês em gestação de “tumores”
Desafiando comunistas no púlpito da igreja
Possessão demoníaca agora é politicamente correta
MAIS >>>

ESTUDOS BÍBLICOS
Unidade da Igreja de Cristo
Não quero mais ser evangélico
Signos. Porquê?
Mas que Homem é Esse?
A Integridade Moral do Profeta Eliseu
Contentamento & Transformação
O Brasil precisa de pastores de caráter limpo
PASTORES FIÉIS
Os modernos adoradores de Baal
Os Benefícios de Ter Filhos
MAIS >>>